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Jogo da cobrinha no Arduino

Quando comecei a estudar Arduino em meados de 2012, um dos componentes que comprei foi o Display LCD do Nokia 5110. Isso mesmo, daqueles Nokia tijolão. 😄

Então fui atrás do jogo da cobrinha para o Arduino e esse foi um dos projetos mais divertidos de se fazer.

Nokia 5110 Tijolão

Snake Duino v1

Os componentes de botões que eu tinha disponível na primeira versão do projeto eram do tipo SMD, era difícil de controlar a cobrinha com agilidade naqueles botões meio duros.

Repositório do código

Snake Duino v1

Snake Duino v2

Tentando substituir os botões duros, usei um sensor de movimento que eu tinha disponível, um acelerômetro MMA7361.

Até que deu de jogar. A diferença é que antes de jogar precisa calibrar o sensor em uma superfície plana.

Repositório do código

Snake Duino v2

Snake Duino v3

Aqui usei um controle de Nintendo 64 que tinha disponível (Thanks xamps Sanderson pelo controle).

E apesar de não usar todos botões do controle, apenas o direcional e o start para iniciar, esse é de longe o melhor controle das quatro versões.

Uma vantagem deste controle também em relação aos anteriores é que ele usa apenas um pino do arduino contra 4 pinos dos push buttons, 5 pinos do eixo duplo e 6 pinos do acelerômetro.

Snake Duino v2

Snake Duino v4

Mal lembrei desse, mas aqui não uso a placa Arduino e sim a ESP32. Adaptei o código para usar o joystick de dois eixos KY-023 e exibir a pontuação em tempo real no display de 4 dígitos TM1637.

Próxima versão

O que eu gostaria de fazer futuramente é uma placa de circuito impresso, mesmo que o Arduino ainda fosse direto nela. Talvez até modelar um case e imprimir na impressora 3D e quem sabe uma bateria externa.

Quem sabe um dia… Demorou só 10 anos entre a versão 3 e 4. 😂

Board Snake Duino